Carnaval do Rio será filmado em 8k, padrão 16 vezes melhor que o HD
Carnaval do Rio será filmado em 8k, padrão 16 vezes melhor que o HD
O desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro no Carnaval 2013 terá uma gravação de testes no padrão 8K, que reproduz imagens com 16 vezes mais qualidade do que o HD. Com resolução superior a Ultra HD (4K), o formato será usado pela primeira vez em filmagens no país. A iniciativa é da emissora japonesa NHK em parceria com a TV Globo. A ideia do projeto é fazer avaliações de como a tecnologia irá funcionar em um grande evento.
Não haverá transmissão ao vivo neste formato, mas sim uma gravação das imagens, que serão editadas e exibidas no Japão em um programa sobre o padrão Ultra HD da NHK em março. Serão 17 engenheiros e seis toneladas de equipamentos vindos do Japão para os desfiles do grupo especial, que acontecem no domingo e na segunda-feira de Carnaval.
Como atualmente há poucos protótipos que captam imagens em 8K, a NHK vai trazer duas câmeras especiais que vão realizar esta tarefa, além de equipamentos de captura de áudio com 22,2 canais (o padrão atual é de 5,1 canais). As equipes envolvidas no projeto vão poder assistir às imagens na central técnica da TV Globo no Sambódromo, onde ficará uma TV de 85 polegadas, também vinda do Japão e adaptada para reproduzir o Ultra HD Plus*.
Se você não está familiarizado com os termos “8K” e “Ultra HD”, é bem simples de compreendê-los. A imagem nesta resolução, que também é conhecida como Super Hi-Vision, possui 7.680 x 4.320 pixels, o que significa que ela resultaria em 16 vezes o número de pixels de uma imagem HD (1280 x 720 pixels) atual. Além disso, o formato também conta com qualidade superior de áudio, criando um sistema mais “imersivo” para sua experiência de assistir à televisão.
Ainda não existe nenhuma previsão de que TVs capazes de reproduzir imagens em 8K cheguem ao mercado internacional por enquanto, somente a Sharp apresentou um protótipo ao público. É importante destacar também que nem mesmo as TVs 4K, que são as grandes apostas das empresas em 2013, se popularizaram ainda. Porém, no Japão a expectativa é de que até 2016 a tecnologia seja adotada em grande número.
Texto de Aline Jesus para o TechTudo
Em 06/02/2013
LG lança primeira TV OLED do mundo
A sul-coreana LG anunciou nesta quarta-feira sua primeira linha de TVs OLED, iniciando a pré-venda de modelos de 55 polegadas por US$ 10 mil na Coreia do Sul
Ultra High Definition é a nova tecnologia 4K
Se a qualidade de imagem Full HD (1080p) já é de alta definição, como chamar a tecnologia 4K? Esta questão foi solucionada nessa semana de uma vez por todas pela Consumer Electronics Association (Associação de Consumidores de Eletrônicos) no estado da Califórnia, Estados Unidos. A organização batizou este formato de exibição de imagem na TV de “Ultra High Definition” e este deve ser o padrão a ser seguido em todo o mundo.
Já seguiu o TechTudo no Instagram? Procure nosso perfil: @techtudo_oficial
A CEA explicou que escolheu a palavra “ultra” para destacar que os modelos 4K têm resoluções ainda maiores do que os 1920 x 1080 pixels dos aparelhos Full HD. Para uma televisão ser classificada como Ultra HD, seu display precisa ter uma resolução de, pelo menos, 3840 x 2160. Além disso, ele precisa ter uma entrada 4K e exibir conteúdo desta tecnologia sem necessitar de um conversor.
“Esta nova terminologia e os atributos recomendados vão ajudar os consumidores a procurarem no mercado uma televisão que vá ao encontro das suas necessidades”, afirmou o CEO da CEA, Gary Shapiro.
A tecnologia 4K, ou Ultra HD, no entanto, ainda está longe de ser popularizada. Até o momento, são pouquíssimos os produtos com esta qualidade de imagem no mercado mundial – como a Sonny VPL-VW1000ES e a LG 84LM9600. A expectativa, porém, é de que muitas empresas apresentem suas novas TVs na CES 2013, que vai acontecer entre os dias 8 e 11 de janeiro em Las Vegas.
De Thiago Barros para o TechTudo
Em 19/10/2012
Apple TV. Uma nova revolução?
Os rumores sobre o lançamento de uma possível televisão da Apple já existem há algum tempo, no entanto, certamente vão se intensificar ainda mais nos próximos dias. Em uma entrevista, o atual presidente da companhia, Tim Cook, deu a entender que eles devem, sim, apresentar o seu próprio conceito de TV muito em breve.
O CEO da Apple foi o convidado do programa de entrevistas de Brian Williams, o Rock Center, exibido na rede de televisão americana NBC. O bate-papo com o executivo aconteceu no episódio que vai ao ar ainda nesta quinta-feira (06), na programação de lá e demonstrou uma grande inclinação de Cook em investir no ramo da televisão.
“Quando vou à minha sala de estar e ligo a TV, sinto que voltamos ao tempo em 20 a 30 anos. É uma área de intenso interesse. Não posso dizer mais do que isso”, comentou.
Com o mercado de smartphones já recheado de concorrentes e o de tablets indo pelo mesmo caminho, a Apple pode seguir esta direção um pouco diferente para atrair mais consumidores. Vale lembrar que a empresa já possui o seu set-top box, a Apple TV, que conecta vídeos da web e outros tipos de mídia à uma televisão tradicional, porém o próximo passo da empresa seria desenvolver, de fato, a sua própria "Smart TV".
Texto de Thiago Barros para a TechTudo
Em 21/12/2012
Samsung e Yahoo formam parceria para criação de TV
(Fonte da imagem: Reprodução/Yahoo Connected TV)
Empresas de TV a cabo e televisores ligados à internet contam com algumas funções como informações extras sobre o conteúdo que está sendo exibido. Pensando nisso, a Samsung e a Yahoo formaram uma parceria para que uma interatividade maior seja alcançada com uma nova linha de televisores.
As duas empresas anunciaram a união das Smart TVs, da Samsung, com o conteúdo extra proporcionado pelo Yahoo Broadcast Interactivity. Isso significa que, ao assistir a um filme, seriado ou até mesmo um comercial, informações sobre o que está aparecendo na tela serão exibidos para o telespectador.
Segundo as empresas, essas informações serão mostradas de forma discreta, sem atrapalhar a experiência da pessoa que está apenas assistindo à TV. O conteúdo que será exibido poderá ser acessado através do controle remoto do televisor ou smartphones e tablets.
Ainda não foi divulgada a data de lançamento dos primeiros televisores Samsung com o Yahoo Broadcast Interactivity.
Texto de André Luiz Pereira para o TecMundo
Em de 06/11/2012